Remodelação 29//9/25
out25
Sobre as mudanças re-
centes no Governo, Ian afir-
mou que foi a primeira vez
que este tipo de remodelação
aconteceu em 26 anos da
RAEM, após a transferência
da soberania.
OHNSON IAN
DEFENDE NOVA
MENTALIDADE Out25 HM
out25
Menos de um ano desde a criação do Governo de Sam Hou Fai, o elenco governamental vai sofrer uma remodelação sem precedentes, com André Cheong a passar a ser deputado nomeado à Assembleia Legislativa, cujo actual cargo de secretário para a Administração e Justiça será preenchido por Wong Sio Chak, até aqui secretário para a Segurança. As nomeações e exonerações foram propostas por Sam Hou Fai e terão efeitos a partir de 16 de Outubro, prevendo ainda que Chan Tsz King será o secretário para a Segurança e Tong Hio Fong o Procurador do Ministério Público.
A composição do Governo de Sam Hou Fai apresenta mudanças nunca vistas, com mexidas em dois titulares dos principais cargos – Wong Sio Chak, que tem ocupado o cargo de secretário para a Segurança durante 11 anos, vai suceder a André Cheong e assumir o cargo de secretário para a Administração e Justiça.
Wong Sio Chak e André Cheong foram os únicos dois que permaneceram como secretários após a criação do governo de Sam Hou Fai em Dezembro do ano passado. No entanto, André Cheong, que é secretário para a Administração e Justiça ao longo dos últimos seis anos, vai passar a integrar o órgão legislativo como um dos sete deputados nomeados da Assembleia Legislativa. É a primeira vez, desde o estabelecimento da RAEM, que um secretário é nomeado legislador.
A surpreendente remodelação no Executivo foi anunciada numa notificação efectuada pelo Conselho de Estado da RPC, publicada ontem num aviso do Chefe do Executivo em Boletim Oficial. De acordo com o aviso, as mudanças em nomeações e exonerações, com efeitos a partir de 16 de Outubro, surgem na sequência da “indigitação e proposta do Chefe do Executivo”.
REORGANIZAÇÃO ENTRE CARGOS
Conforme o anunciado, o Conselho de Estado nomeia Wong Sio Chak,como secretário para a Administração e Justiça, exonerando simultaneamente André Cheong do cargo de secretário para a Administração e Justiça e Wong Sio Chak do cargo de secretário para a Segurança.
Nascido em Guangdong em 1968, Wong Sio Chak é licenciado e doutorado em Direito pela Universidade de Pequim, tendo concluído o curso de Direito, Língua e Cultura Portuguesa na Universidade de Coimbra, em Portugal. Fez parte do primeiro Curso de Formação de Magistrados de Macau, e ingressou na Polícia Judiciária em 1994. Foi nomeado como Procurador-Adjunto do Ministério Público em Março de 2000 e director da Polícia Judiciária em Novembro do mesmo ano, e depois passou a ser secretário para a Segurança em 2014.
O Conselho de Estado decidiu ainda exonerar Chan Tsz King do cargo de Procurador do Ministério Público, função que desempenha apenas desde Dezembro passado, e nomeia o mesmo como secretário para a Segurança.
Chan Tsz King nasceu em Hong Kong em 1970 e concluiu o Curso de Língua e Cultura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo obtido a licenciatura em Direito na Universidade Autónoma de Lisboa. Foi nomeado como Delegado do Procurador do Ministério Público em 1997, tendo sido promovido para o cargo de Procurador Adjunto em 2000. Desempenhou ainda o cargo de Comissário contra a Corrupção entre 2019 e 2024.
Em termos da mudança no Ministério Público, o Conselho de Estado nomeia Tong Hio Fong, actual presidente do Tribunal de Segunda Instância, como Procurador do Ministério Público.
Nascido em Macau em 1973, Tong Hio Fong licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Macau e concluiu o Curso de Formação de Magistrados do Centro de Formação de Magistrados de Macau.
Trabalhou na Direcção dos Serviços de Finanças desde 1992 e foi nomeado como juiz do Tribunal de Competência Genérica de Macau em 1999. Assumiu o cargo de presidente dos Tribunais de Primeira Instância em 2011 e integrou, como juiz, o Tribunal de Segunda Instância em 2013. Exerce o cargo de Presidente do Tribunal de Segunda Instância desde 2022. Foi ainda presidente da Comissão de Assuntos Eleitorais da Assembleia Legislativa em 2017 e 2021, tendo nesta última data excluído a candidatura a deputados de 21 pessoas com a justificação de “não defender a Lei Básica e não ser fiéis à RAEM”.
MUDANÇAS SEM PRECEDENTES
O desvio da carreira política de André Cheong chamou a atenção pública uma vez que desempenha o cargo de secretário para a Administração desde o último governo, ocupando ainda vários cargos importantes, como porta-voz do Conselho Executivo e subchefe permanente da Comissão de Gestão da Zona de Cooperação Aprofundada em Hengqin. Para além disso, substitui Sam Hou Fai quando o Chefe do Executivo está ausente do território.
Nascido em Pequim em 1966, André Cheong é licenciado em Língua Portuguesa pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Macau. Foi director da Direcção dos Serviços de Assuntos de Justiça entre 2000 e 2014, e Comissário contra a Corrupção entre 2014 e 2019. Desempenhou ainda o cargo de presidente da Comissão do concurso para jogos entre 2022 e 2023, concurso público que determinou a atribuição de concessões para a exploração de jogos de fortuna ou azar em casino no território.
É o primeiro secretário, desde a criação da RAEM, que se torna deputado, sendo ainda a primeira vez na história de Macau que um secretário deixa o cargo sem chegar ao fim do período do respectivo governo, sem qualquer acusação criminal,
A última dispensa do cargo de um secretário ocorreu em 2006, quando o então secretário para os Transportes e Obras Públicas, Ao Man Long, foi demitido por envolvimento num caso de corrupção, suborno, branqueamento de capitais e abuso de poder.
https://pontofinal-macau.com/2025/09/30/andre-cheong-como-deputado-e-wong-sio-chak-e-o-novo-secretario-para-a-administracao-e-justica/
Foram revelados ontem os deputados nomeados para a nova Assembleia Legislativa que vai entrar em funções em 16 de Outubro. Entre sete deputados nomeados por Ho Iat Seng em 2021, apenas Kou Kam Fai, director da Escola Secundária Pui Ching, mantém o cargo. Os novos rostos no hemiciclo entre os nomeados, além do actual secretário André Cheong, compreendem ainda Lei Wun Kong, Chao Ka Chon, Lam Fat Iam, Wong Ka Lon e Kou Ngon Seng.
O Chefe do Executivo, Sam Hou Fai, nomeou ontem sete deputados que vão juntar-se aos 26 já definidos desde as eleições legislativas de há duas semanas, completando assim a lista de 33 deputados para a nova legislatura com início previsto para 16 de Outubro.
O actual líder do Governo substituiu quase todos os deputados nomeados em 2021 pelo então Chefe do Executivo Ho Iat Seng. Entre os sete nomeados, seis são caras novas, excepto Kou Kam Fai, nascido em 1964 e doutorado em Gestão, que é director da Escola Secundária Pui Ching e membro de Macau no Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.
A nomeação foi conhecida por uma Ordem Executiva do Chefe do Executivo publicada ontem em Boletim Oficial. Entre os rostos estreantes na Assembleia Legislativa como deputados nomeados está André Cheong, actual secretário para a Administração e Justiça, membro e porta-voz do Conselho Executivo.
André Cheong, nascido em 1966 e licenciado em Direito, vai sair do Executivo, sendo substituído por Wong Sio Chak, até agora secretário para a Segurança, e vai mudar para a área legislativa, cuja transformação nunca tinha sido vista na história da RAEM (ver página 5).
Nos rostos estreantes na ala dos nomeados, para os próximos quatros anos da Assembleia Legislativa, estão ainda Lei Wun Kong, Chao Ka Chon, Lam Fat Iam, Wong Ka Lon e Kou Ngon Seng.
Recorde-se que Lei Wun Kong, advogado, foi membro da equipa de campanha para a eleição do Chefe do Executivo quando Sam Hou Fai se candidatou para o principal cargo da RAEM.
De acordo com o Gabinete de Comunicação Social, Lei Wun Kong, nascido em 1973 e licenciado em Direito, é actualmente membro da Comissão da Lei Básica da RAEM do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional, bem como presidente do Conselho Superior de Advocacia.
Já Chao Ka Chong, com 49 anos de idade, é mestrado em Tecnologias da Informação, sendo agora presidente e director executivo de Boardware Intelligence Technology Ltd e vogal do Conselho de Ciência e Tecnologia de Macau.
Nascido em 1975 e doutorado em História, Lam Fat Iam, por sua vez, é director da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Politécnica de Macau e presidente da Associação de Publicações de Ensino Cultural de Macau.
O outro deputado nomeado Wong Ka Lon, nascido em 1979 e licenciado em Gestão de Empresas, desempenha o cargo de vogal do Conselho de Juventude e presidente fundador da Associação de Transmissão ao Vivo de Macau.
Kou Ngon Seng é o mais jovem entre os nomeados, nascido em 1982 e doutorado em Gestão de Empresas. É actualmente director do Departamento de Desenvolvimento de Infra-estrutura da Sociedade do Aeroporto Internacional de Macau, S.A.R.L. e director-geral do Centro de Pesquisa Estratégica para o Desenvolvimento de Macau.
Ficam, assim, conhecidos todos os deputados para a 8.ª Legislatura da Assembleia Legislativa. Destaca-se a saída de Kou Hoi In e Chui Sai Cheong, presidente e vice-presidente do hemiciclo, respectivamente. É ainda uma incógnita quem irá suceder a estes cargos. Entretanto, todos os presidentes anteriores da Assembleia Legislativa, incluindo Susana Chou, Lau Cheok-va, Ho Iat Seng e Kou Hoi In foram eleitos por sufrágio indirecto. Todos vieram do sector comercial, excepto Lau Cheok-va, que fez parte do sector do trabalho.
Para este ano, José Chui Sai Peng, eleito do colégio dos sectores industrial, e Ho Ion Sang, membro permanente da do Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e eleito do colégio dos sectores dos serviços sociais e educacional, são apontados como potenciais sucessores para o cargo de presidente da Assembleia Legislativa. No entanto, com a integração de André Cheong no parlamento, não se pode descartar a possibilidade de o mesmo vir juntar-se à corrida para o referido cargo. Se for escolhido como presidente da Assembleia Legislativa, André Cheong será assim o primeiro dos deputados nomeados a ocupar esse cargo.
https://pontofinal-macau.com/2025/09/30/sam-hou-fai-substitui-quase-todos-os-deputados-nomeados-da-ultima-legislatura/
Comments
Post a Comment