Expetativas
VER TAMBÉM REAÇÔES
dec24
I hear a lot of scepticism about having a judge as the SAR’s Chief Executive. Let me clear the air: more than just donning a robe and banging a gavel, Sam Hou Fai has been heading one of the three branches of government, all of which are equally important in any society. So, he is essentially making a lateral move, though I reckon he will now wear a heavier hat. If anything, the judiciary in Macau has been a smooth, well-oiled machine, which I am proud to assert based on real experience (my only criticism being the backlog of pending civil cases). Moreover, the advantage of having an executive is in bringing in people with diverse expertise, provided one gives direction, chooses the right team, and steers the ship thereafter.
Now, let’s talk about challenges in the executive branch – they’re significant, like trying to get anywhere on a Friday afternoon in Macau. But since the incoming Chief Executive seems open to listening to the populace, allow this humble, caring citizen to chime in. Not to worry, I’ll keep it blunt enough to cut through the fluff.
https://www.macaubusiness.com/opinion-ga-yau-sam-hou-fai-my-two-cents/
nov224
Sam Hou Fai regressou segunda-feira de Pequim, onde certamente trocou os nomes do seu futuro Governo. Pelo que em breve se saberá o caminho escolhido perante esta bifurcação: se um naipe novo de secretários, que de facto sinalize uma mudança de ciclo; ou uma passagem suave e mitigada. No fundo, montando-se um mandato de transição; e não um real novo ciclo. PR
https://www.plataformamedia.com/2024/11/07/novo-ciclo-ou-mero-ciclo-de-transicao/
out 24
No período de antes da ordem do dia da reunião plenária da Assembleia Legislativa, vários deputados apresentaram sugestões ao próximo Chefe do Executivo, além de congratularem Sam Hou Fai pela sua eleição. Song Pek Kei começou por realçar que “a nova equipa governativa deve integrar diferentes talentos, absorvendo todos aqueles que tenham capacidade e vontade de servir a sociedade, com vista a assegurar a formação e o desenvolvimento de talentos para a governação da RAEM”. Além disso, a deputada defendeu o abandono do “antigo modelo de pensamento” por parte do próximo Governo, para que seja acelerada a criação de mecanismos e canais para o reforço da comunicação com “as associações e os cidadãos favoráveis ao amor à Pátria e a Macau”. Por sua vez, Lei Chan U espera que Sam Hou Fai “aposte na inovação e trabalhe com pragmatismo” para que a RAEM atinja um novo patamar de desenvolvimento. O deputado acentuou ainda a necessidade de o VI Executivo assegurar a “implementação estável e duradoura do princípio ‘Um País, Dois Sistemas’’ com base na Constituição e na Lei Básica”, “tomar a situação social e a opinião pública como linhas orientadoras para a elaboração científica das políticas”, e “promover o desenvolvimento a longo prazo de Macau, aproveitando o fortalecimento e o rejuvenescimento do país”. Por seu turno, Pereira Coutinho reiterou que “será necessária capacidade, habilidade e competência” para “resolver os principais problemas que afectam a vida dos cidadãos”. Alertando que, nos próximos anos, a indústria do jogo enfrentará uma concorrência “acérrima” de regiões vizinhas, sugeriu a adopção de políticas para atrair investimento estrangeiro.
https://jtm.com.mo/local/varios-deputados-deixam-mensagens-sam-hou-fai/
out24 (PWCC)
Voltando a Macau, os quatro votos em branco para a eleição do Chefe do Executivo podem corresponder a certas exigências e expectativas. Na minha opinião, se Sam Hou Fai conseguir completar as seguintes quatro tarefas depois de tomar posse, poderemos vir a preencher os quatro espaços em branco:
Nomear as pessoas certas: melhorar a eficiência dos sistemas administrativo, legislativo e judicial para criar um Governo orientado para o serviço público. Associar o PIB de Macau ao Índice Nacional de Felicidade (RNB): garantir que os cidadãos possam beneficiar do crescimento económico de Macau.
Construir uma sociedade regida pela lei e salvaguardar a segurança nacional. Evitar que a lei seja usada como ferramenta para silenciar pessoas com opiniões diferentes, e procurar a unidade no seio da diversidade garantindo assim a segurança nacional e a estabilidade.
Focar Macau no projecto da Zona da Grande Baía: capitalizar ao máximo as suas características únicas para que a região venha a ser uma componente importante do desenvolvimento nacional da China. Os quatro votos em branco dão a Sam Hou Fai espaço para vir a causar impacto.
Comments
Post a Comment