Hospital das Ilhas

 mar25

Zhao Yupei, presidente honorário do Peking Union Medical College Hospital, foi recebido em Macau pelo Chefe do Executivo. No encontro, frisou-se a determinação do Governo da RAEM no alargamento da cobertura de saúde e no desenvolvimento da indústria de ‘big health’ na região.

 

O Chefe do Executivo da RAEM, Sam Hou Fai, encontrou-se esta terça-feira com o presidente honorário do Peking Union Medical College Hospital (PUMCH), Zhao Yupei. A sessão decorreu na Sede do Governo e incidiu sobre o desenvolvimento da indústria de ‘big health’ em Macau e a expansão dos serviços oferecidos pelo Complexo de Cuidados de Saúde das Ilhas.

Sam Hou Fai começou por frisar a importância da indústria de ‘big health’ na diversificação da economia e na prosperidade a longo prazo de Macau, reafirmando o sector da “saúde+turismo” como um dos temas de interesse do Governo da RAEM. De acordo com uma nota de imprensa do Gabinete da Comunicação Social, o Chefe do Executivo agradeceu o contributo do PUMCH para o sucesso do Centro Médico de Macau (nomeadamente, através do envio de uma “equipa de elite”) e garantiu acreditar que, com o esforço conjunto da RAEM e do hospital de Pequim, será possível “criar um centro médico de primeira classe com influência internacional”.

Ainda no âmbito do encontro com Zhao Yupei – que desempenha também as funções de presidente da Associação Chinesa dos Profissionais de Medicina, membro da Academia Chinesa de Ciências e assessor honorário do Centro Médico de Macau –, o Chefe do Executivo da RAEM aproveitou para congratular a expansão dos serviços de consultas externas especializadas, a título oneroso, para a população não-residente. Sam Hou Fai acredita que a medida de alargamento, implementada neste mês de Março, contribuirá para “uma melhoria significativa” da distribuição dos recursos e serviços médicos em Macau: para além de uma “opção conveniente” para os não-residentes, que deixam de ter de sair do território para procurar tratamento, é também uma opção atractiva para os residentes da Grande Baía e dos países do Sudeste Asiático.

Após o encontro, o Chefe do Executivo da RAEM e o presidente honorário do PUMCH testemunharam a assinatura do acordo “Taxa de cooperação operacional 2025 do Complexo de Cuidados de Saúde das Ilhas – Centro Médico de Macau do Peking Union Medical College Hospital”, pela secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, O Lam, e a presidente do PUMCH, Zhang Shuyang.

Estiveram igualmente presentes no encontro a chefe do Gabinete da Secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, Lin Yuan, o director do Departamento de Publicidade e Cultura do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAEM, Wan Sucheng, a presidente do PUMCH e assessora honorária do Centro Médico de Macau, Zhang Shuyang, e o vice-presidente do PUMCH, Han Ding.

Recorde-se que o Hospital das Ilhas presta serviços médicos com três níveis de taxas, sendo que o nível I é o de cuidados médicos gratuitos destinados aos residentes locais. O nível II diz respeito aos cuidados de saúde a título oneroso com desconto de 30% na tarifa, enquanto o nível III é o dos cuidados de saúde internacionais, de serviço privado, destinado aos residentes e a pessoas do exterior, sendo que as taxas correspondentes se referem ao preço de mercado dos serviços de cuidados de saúde privados.

O Hospital das Ilhas, o maior complexo de serviços médicos do território, entrou em funcionamento no dia 15 de Setembro de 2024. Na cerimónia de inauguração, o então Chefe do Executivo Ho Iat Seng garantiu que o novo estabelecimento viria encorajar o desenvolvimento da indústria de ‘big health’ em Macau e do sector de turismo de saúde de alta qualidade.

https://pontofinal-macau.com/2025/03/20/sam-hou-fai-acredita-que-hospital-das-ilhas-pode-vir-a-ter-influencia-internacional/

Comments

Popular posts from this blog

restrictions on cash handouts to exclude some not living in Macau

Xi Jinping (inclui visita Dec24)

Casinos- diversificação