sino-lusófona
may25
jan25
Chief Executive Sam Hou Fai has called on local Portuguese- and English language media to continue to function as a bridge for international communication while serving as a watchdog on governance matters.
Speaking at a dinner reception on Wednesday with the heads of Portuguese and English-language media outlets, Sam also stressed that “press freedom is fully guaranteed by Macau’s Basic Law and the Press Law.”
In his speech delivered in Portuguese, he reaffirmed the government’s commitment to supporting the media “in fulfilling their duties by facilitating interviews and providing access to information.”
https://www.macaubusiness.com/ce-encourages-portuguese-english-media-to-enhance-international-link-role/
jan25
O Chefe do Executivo garantiu que vai continuar a impulsionar a cooperação entre a China e os países lusófonos através da plataforma de Macau. Sam Hou Fai também adiantou que este ano vai liderar delegações da RAEM em visitas quer a países da lusofonia quer a países do Sudeste Asiático.
O Governo organizou, na noite de terça-feira, um jantar de recepção aos cônsules-gerais da RAEM e aos delegados dos países de língua portuguesa junto do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa. Na ocasião, o Chefe do Executivo sublinhou a importância das relações sino-lusófonas e com os países do Sudeste Asiático.
No discurso proferido na ocasião, Sam Hou Fai começou por lembrar, mais uma vez, as palavras de Xi Jinping aquando da sua passagem por Macau, nomeadamente a exigência de que a RAEM reforce a “conectividade tanto com o continente como com o resto do mundo”. Assim, dirigindo-se aos cônsules e delegados presentes, o Chefe do Executivo garantiu que Macau “irá certamente proporcionar novas oportunidades e plataformas para o estreitamento de relações de cooperação”.
“Macau irá tirar pleno partido das próprias vantagens únicas para reforçar a sua função de conexão, tanto com o continente como com o resto do mundo, para desempenhar melhor o seu papel enquanto ponte e plataforma”, afirmou.
O líder do Governo apresentou então algumas ideias para pôr em marcha esse foco na cooperação. A primeira das quais é “continuar a impulsionar com empenho a cooperação entre a China e os países lusófonos”. “Macau, sendo a única região no mundo que tem o chinês e o português como línguas oficiais, desempenha um papel importante de plataforma na promoção da cooperação económica e comercial estabelecida entre a China e os países de língua portuguesa”, referiu, acrescentando que, “no processo de abertura e intercâmbio da RAEM com o exterior, é muito importante e tem um significado relevante a manutenção do intercâmbio e cooperação com os países de língua portuguesa”.
Sam Hou Fai lembrou também que, entre Janeiro e Novembro do ano passado, as trocas comerciais entre a China e os países lusófonos atingiram 208,6 mil milhões de dólares americanos, um aumento de 4,35% em comparação com o período homólogo de 2023, tendo-se registado “resultados frutíferos” em várias áreas de intercâmbio e cooperação, como as áreas humanas da ciência e tecnologia, ensino, saúde e turismo. No futuro, a ordem é para “enriquecer e alargar mais” o papel e as funções da plataforma sino-lusófona.
https://pontofinal-macau.com/2025/01/23/sam-hou-fai-promete-impulsionar-cooperacao-sino-lusofona/
Comments
Post a Comment